sexta-feira, 13 de julho de 2012

Troca de Experiências: Cirurgia de Miopia


Oi meninas,
Hoje vim contar minha experiencia sobre um assunto um tanto diferente no blog, mas que pode ser algo pouco conhecido pela maioria, como era por mim a pouco tempo atras, que é a cirurgia para miopia. Comecei a usar óculos em 2001, com 11 anos, e em 2010 descobri que meu grau tinha se estabilizado e que eu poderia procurar pela correção que eu tanto queria. O problema é que quando agente descobre que pode operar o olho surge o medo, agente fica pensando se vai sentir dor, se vai ser rápido, se vai ficar vendo tudo, e mais um milhão de coisas que fizeram com que eu adiasse essa procura, mas uma hora agente cria coragem (finalmente) e liga pra marcar uma consulta, rsrs.
Minha oftalmologista Dr.a Pricilla Barbuto Botelho, que é uma excelente profissional, havia me indicado o Dr. Henrique Vizibelli, do Instituto Vizibeli em Belo Horionte para realizar o procedimento, então nos dias 5 e 6 de julho fiz as consultas e exames para verificar se estava tudo OK, no dia 9 fiz a cirurgia e no mesmo dia já estava enxergando! Gostei muito dos profissionais de lá, são muito atenciosos! 
Então, vou contar um pouquinho do que sei sobre o procedimento, mas é claro que o ideal é esclarecer suas duvidas com um oftalmologista! Existem procedimentos de correção de diversos problemas de visão, mas vou focar na miopia, pois era o que eu apresentava. 
Como vocês devem saber, a miopia ocorre quando o olho é muito longo em relação a curvatura da córnea, então é nela que acontece a modificação. Pelo que percebi no local, existem dois procedimentos de correção (não sei se existem outros) o PRK e o LASIK, e o oftalmo escolhe o mais apropriado para seu caso. Eu fui submetida ao LASIK, e nele se retira um "flap" (tipo uma tampinha muuuito fininha) da córnea, se aplica o Excimer Laser e depois coloca o "flap" de volta. 


Dois dias antes do procedimento você começa a pingar dois colírios em horários certos, que não ardem nada, e continua com eles depois por um certo tempo. A anestesia é feita só com colírios também, então é super tranquilo, você não sente nenhuma dor, e o tempo do procedimento em cada olho é de aproximadamente 1 minuto! É muito rapidinho! Durante a cirurgia você fica olhando para uma luzinha verde ou vermelha e vê pouca coisa. E depois dela dá uma sensação de areia no olho, mas nada que incomode muito, que passa em algumas horas. Existem algumas restrições no pós-operatório bem fáceis de seguir, e existe uma proteção plástica transparente que você usa quando sai do procedimento e para dormir durante a  primeira semana. Estou enxergando muito bem, apenas em alguns momentos minha visão dá uma embaçadinha rápida, mas é normal nos primeiros dias. 

A foto ta feia, mas acho válido mostrar como sai de lá, com a proteção:

Espero que eu tenho ajudado vocês com minha experiência!
Para quem tem interesse, tem mais informações no site do instituto: http://www.vizibelli.com.br/ 

Beijoss

3 comentários:

  1. Mto interessante...sempre tive vontade de fazer essa cirurgia, mas ainda tenho receio...é bacana ler detalhes de como é todo o processo incluindo o pós operatório.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehe, que bom que pude contribuir! Não precisa ter receio e quando fizer a cirurgia conta pra gente como foi! beijoss

      Excluir
  2. pode deixar...espero fazer em breve e venho aki compartilhar a experiência, espero q seja tão bem sucedida qnto a sua! ^^ bjos

    ResponderExcluir